Não é preciso nem falar dos CGIs de filmes como “Vingadores” ou “Guardiões da Galáxia”, nem tampouco dos exuberantes efeitos de “Prometeus” pra chegar onde queremos: uma simples análise dos anos 70, com produções como Star Wars, já mostram que é possível criar qualquer coisa com efeitos especiais.
E esse geralmente é o maior fator para o descrédito de registros de OVNIs, mas e se esses tivessem sido feitos antes da existência de computadores, photoshop ou até mesmo efeitos especiais? Confira aqui a história de algumas fotos que participam dessa categoria e tire suas próprias conclusões:
A fazenda, 1920
Não sabe muito dessa foto além de que sua origem é dos EUA, e que foi tirada no início da década de 20. Pelo terreno, provavelmente fica na costa Leste ou Oeste do país, e é possível ver um OVNI no canto direito superior, numa época em que aviões eram raríssimos.
O Moinho, 1929
No ano da grande depressão, esse objeto foi fotografado em Ward, no Colorado (EUA), e os relatos contam que logo após sua aparição, “um estrondoso trovão” caiu no local.
O Ovni chinês, 1942
Fotografado no meio das ruas da província de Hopeh, em Tsientsien, na China, essa imagem mostra pessoas apontando para o objeto e foi tirada (e vendida) por um turista na cidade.
A batalha de Los Angeles, 1942
Nesse famoso episódio histórico, podem ser vistos holofotes refletindo objetos luminosos no céu, que chegaram a ser atacados com munição anti-aérea, mas que supostamente não passariam de naves japonesas e balões metereológicos. Apesar dos disparos, nenhum deles caiu do céu.
O Ovni de Vancouver, 1937
Tirada por um soldado de 21 anos (na época, é claro), chamado Leonard Lamoreux, a história é a seguinte:
“Os dois de repente ficaram estupefatos ao ver uma “luz azul muito brilhante” que parecia descer diretamente do céu. Ia ficando maior à medida que o fazia e finalmente conseguiram reconhecer as luzes como “dois discos voadores”, com a parte de baixo aberta e de frente um para o outro, liberando a forte luz azul. Os objetos então se moveram ‘assustadoramente retos’ no horizonte”.
De acordo com o soldado e sua companhia, “nós nunca havíamos visto algo voar tão rápido, e esse objeto não fazia som algum”.
A mais antiga foto de um UFO, 1870
Tirada em 1870, no Monte Washington, em New Hampshire (EUA), essa foto mostra claramente um objeto cilíndrico no meio de nuvens, quando não existiam nem aviões, nem efeitos gráficos que possibilitassem essa cena.
A caverna Organ, 1939
Esse pequeno objeto foi descoberto nas fotos de família de um homem chamado Chris Miller, em West Virginia, nos EUA, e para ufólogos não é uma manipulação, e sim um OVNI.
O Ovni sul-africano, 1956
Capturado em julho de 1956, esse registro fotográfico nos mostra um objeto no céu de Rosetta/Natal, na África do Sul, e foi tirada pela metereologista Elizabeth Klarer, logo antes de uma tempestade. A sua autenticidade é confirmada por diversos órgãos competentes, mas Klarer ficou mais conhecida pelo relato de ter engravidado após ter relações com um piloto de uma nave espacial.