sábado, 24 de maio de 2014

Estação espacial internacional.

Estação espacial internacional.

EXPLICAÇÃO : Se você olhou pela janela lateral da Estação Espacial Internacional, o que você poderia ver? Se você fosse engenheiro de vôo Chris Hadfield , e você estaria olhando para uma das janelas do Módulo de Pesquisa, você pode ter visto a vista acima. À distância, encontra-se a escuridão do espaço exterior e o azul do planeta Terra. Objetos grandes incluem painéis solares longos que se estendem na diagonal a partir do canto superior esquerdo e a câmara cilíndrica do módulo pressurizado que ocupa o canto inferior direito. Numerosos portos e plataformas da estação espacial são visíveis.

Curiosamente parece ser uma máquina de lavar, passar e secador, imagem esquerda, que são realmente plataformas de investigação.  Na parte traseira é o controle remoto atmosféricas e Sistema de Detecção ( INVASÕES ) que monitora a atmosfera, Medidas Globais de relâmpago  instrumento que monitora as descargas elétricas atmosféricas . A tripulação atual é comandada pelo coronel Hadfield.  

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Engrenagem com 300 milhões de anos.




Engrenagem com 300 milhões de anos 


A  Voz da Rússia  e de outras fontes russas estão relatando que um pedaço de alumínio  de 300 milhões anos de idade foi encontrado em Vladivostok. Especialistas dizem que um trilho engrenagem parece ser fabricado e não o resultado de forças naturais.


De acordo com  Yulia Zamanskaya , quando um residente de Vladivostok foi acender o fogo durante uma noite fria de inverno, ele encontrou um detalhe de metal em forma de trilho que ficou encrustado em um dos pedaços de carvão que o homem usado para aquecer a sua casa. Hipnotizado pela sua descoberta, o cidadão responsável decidiu procurar a ajuda de cientistas da região Primorye. Depois que o objeto de metal foi estudado pelos principais especialistas o homem ficou chocado ao saber sobre a idade presumível de sua descoberta. O detalhe de metal era supostamente 300 milhões anos de idade e ainda os cientistas sugerem que ele não foi criado por natureza, mas foi fabricado por alguém. A questão de quem poderia ter feito uma engrenagem de alumínio na aurora dos tempos permanece sem resposta.




sexta-feira, 9 de maio de 2014

rodas em marte

Curiosidade: Rodas em Marte
Crédito da imagem: NASA, JPL-Caltech, MSSS, MAHLI

Explicação: Poderia vida ter existido em Marte? Para ajudar a descobrir, a humanidade conseguiu o rover Curiosity em Marte. O explorador do tamanho de um carro sobreviveu à viagem interplanetária e dramático pouso intacta, a foto acima nesta vista incomum são três das seis rodas do Curiosity, cada um medindo cerca de meio metro de diâmetro, a explorar os arredores de uma área apelidada de Yellowknife Bay. As análises dos dados obtidos por câmeras e laboratórios a bordo forneceu fortes evidências de que Marte poderia ter abrigado à vida. 

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Anéis Saturno, Titã e Haze

Anéis Saturno, Titã e Haze
Crédito de imagem: Imagem Cassini Team, SSI , JPL , ESA, NASA

Explicação: Este não é um eclipse solar. Na foto acima é uma vista movimentada de luas e anéis de Saturno. O grande objeto circular no centro da imagem é Titã, a maior lua de Saturno e um dos objetos mais intrigantes em todo o Sistema Solar. A mancha escura no centro é a principal parte sólida da lua. O anel circundante brilhante é neblina atmosférica acima Titan , o gás que está espalhando a luz solar para a câmera operando a bordo da sonda robótica Cassini . Cortar horizontalmente na imagem são os anéis de Saturno , vistos quase de lado. No canto inferior direito da Titan é Enceladus , uma pequena lua de Saturno. Uma vez que a imagem foi tirada quase apontando para o Sol, a superfície de Titã e Enceladus aparecem em silhueta, e os anéis de Saturno aparecem semelhante a um negativo fotográfico . Agora, se você olhar de perto para realmente Enceladus , você pode ver uma dica de jatos gelados atirando em direção à parte inferior da imagem . São esses jatos que inspiraram as propostas futuras para pousar em Enceladus , toca no gelo, e procurar sinais de vida extraterrestre.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Supernova brilhante



                                    Supernova brilhante

Crédito de imagem e direitos autorais: Adam Block, MT. Lemmon SkyCenter , U. Arizona

Explicação: Os astrônomos dificilmente encontra supernovas . Mas nesta imagem obtida em 23 de janeiro, uma seta aponta para uma supernova, agora catalogado como SN 2014J , na vizinha brilhante galáxia M82. Localizado perto da Ursa Maior no céu do planeta Terra, M82 também é conhecida como a galáxia do charuto , um alvo popular para telescópios no hemisfério norte . Na verdade , SN 2014J foi detectado pela primeira vez como uma fonte desconhecida da galáxia normalmente familiar através do ensino companheiro Steve Fossey e os alunos da oficina de astronomia Ben Cooke , Tom Wright , Matthew Wilde e Guy Pollack no Observatório da Universidade College London , na noite de 21 de janeiro. M82 é um mero 12 milhões de anos-luz (para que a explosão de uma supernova aconteceu 12 milhões anos atrás, que a luz só agora está atingindo a Terra ), fazendo supernova SN 2014J um dos mais próximos de ser visto nas últimas décadas. Seta na foto  indicar que é uma supernova Tipo  causada pela explosão de uma anã branca a criação de matéria de uma estrela companheira . Segundo algumas estimativas, uma semana de distância de seu brilho máximo , SN 2014J já é a parte mais brilhante da M82 e visível em pequenos telescópios no céu da noite .

domingo, 4 de maio de 2014

O Cometa Lovejoy (C/2013 R1)

Lovejoy no Ano Novo
Crédito de imagem e direitos autorais: Damian Peach
Explicação:

O Cometa Lovejoy (C/2013 R1) varre o céu, capturados nesta cena estrelada no dia de Ano Novo.

O quadro se estende cerca de 3,5 graus  através de um fundo de estrelas fracas na constelação de Hércules. Só apenas visível a olho nu antes do amanhecer, Lovejoy continua a ser um bom alvo para binóculos instalado no  hemisfério norte. Mas esta exposição profunda mostra belas caudas de Lovejoy e tentadora coma esverdeada melhor do que vista por binóculos. Este cometa Lovejoy fez sua maior aproximação ao Sol em torno de 22 de dezembro acima do plano da eclíptica. Agora indo para o Sistema Solar exterior, Lovejoy começou o novo ano cerca de 6,7 minutos-luz do planeta Terra.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Gigantes, nossos irmãos mais velhos e mestres.

Gigantes, nossos irmãos mais velhos e mestres.


Há milhares de anos, e em milhares de lugares se contam a história de que gigantes um dia viveram entre nós e nos ensinaram muitas coisas, astronomia, matemática, arquitetura, ética… Nos civilizaram.

Essa ao que tudo indica não é uma história fictícia extraída do imaginário humano, pois ela está em todo lugar mesmo. E assim como em uma investigação se observamos a mesma história sendo contada diversas vezes é porque algo de verdade tem.


A maioria, se não todas as construções megalíticas do mundo parecidas com Tiahuanaco, Sascsayhuacan, ilha de páscoa, muro das lamentações e por aí vai, são datas de outra era, mais de 10 mil anos atrás. As civilizações que lá moravam que conhecemos geralmente acharam esse lugares já construídos!

tempo e espaço


                 Tempo x Espaço


É preto no branco: quanto mais rápido você correr, mais lentamente o tempo vai passar. Mas só pra você. Se desse para chegar à velocidade da luz, você pararia o tempo. E toda a história do Universo passaria por você num piscar de olhos! Já quando você está parado é o tempo que corre à velocidade da luz

                   Bem-vindo à Matrix
Pensar que o futuro ainda não aconteceu é uma ilusão. Uma tão persistente quanto a idéia de que o Sol gira em volta da Terra. Pois é: se desse para espiar o Universo pelo "lado de fora”, a gente veria uma forma que nem a desse bloco. Ele representa o fluxo do espaço através do tempo, numa imagem em quatro dimensões. Mas não existe fluxo aí. Está tudo congelado: passado, presente e futuro acontecem todos juntos. Se a gente pudesse ampliar bem a imagem, apareceria Da Vinci pintando a Monalisa num canto, você lendo esta legenda agora em outro, a final da Copa de 2094, a morte do Sol... Tudo, do Big Bang ao fim do Universo, existe ao mesmo tempo. Este é o mundo de verdade


Faça-se a luz
Einstein não tirou suas idéias do nada. Tudo começou com um problema que atormentava os físicos do século 19: experimentos mostravam que a luz "foge" das coisas. Como? Bom, se dois carros estiverem lado a lado a 100 km/h eles ficam emparelhados, certo? Mas com a luz não é assim. Se você perseguir um raio ele sempre vai escapar a 1,08 bilhão de km/h, mesmo que você também esteja a essa velocidade! É como se ele fugisse. Para desvendar isso, Einstein propôs que a 1,08 bilhão de km/h o tempo deixa de existir (entre outras coisas). Isso deixou o comportamento da luz explicável. E muito mais: mostrou que tudo o que a intuição diz sobre o tempo e o espaço está simplesmente errado.


Presente do indicativo


Basta se movimentar para viajar no tempo. Se você andar estará um pouco no futuro em relação a alguém sentado. Sua noção de “agora” vai ser diferente da dele. Só não percebemos porque essas diferenças no tempo são infinitesimais no dia-a-dia
Futuro do pretérito
Já se a distância entre as pessoas aumenta, o lapso entre o que cada um pode considerar como “agora” faz diferença. Para um cidadão a 10 bilhões de anos-luz que se movimente em relação a nós, o mundo pareceria estar no ano de 2 100, por exemplo


                           
                          Multiverso







Os universos paralelos vistos pelo “lado de fora” teriam uma cara assim. Seriam uma infinidade “tubos”, cada um representando um cosmos com sua história já escrita.

 Mas, como o número de universos seria infinito, todas as possibilidades de futuro seriam viáveis.


Vale a pena ler
• O Universo Elegante, Brian Greene, Cia das Letras, 1999
• The Fabric of the Cosmos, Brian Greene, Knopf, 2004
• The Fabric of Reality, David Deutsch, Penguin, 1984
• The End of Time, Julian Barbour, Oxford, 1999

• About Time, Paul Davies, Simon & Schuster, 1995